domingo, 7 de abril de 2013

CÂNCER, EVOLUÇÃO DO QUADRO DO MEU IRMÃO

A mais ou menos 1 ano,o meu irmão começou a lutar com um câncer  inicialmente na laringe,hoje a vários tumores na garganta o que dificultou a respiração e foi necessário fazer uma traqueostomia no começo houve varias dificuldades,mas hoje ele já aprendeu a fazer sozinho a limpeza da cânula, na ultima consulta que eu o levei tive um pouco de esperançá pois o medico falou em fazer a biopsia para depois ver a conduta,ele acha que seja a radioterapia,ele anda muito nervoso,irritado,o que é compreensivo na situação dele,mas ninguém tem culpa,por mais cruel que possa parecer, ele vai ter que saber conviver com o estresse da doença sem atingir as pessoas,para não terminar sozinho,o meu outro irmão que também tem problema de saúde,se aborreceu e desistiu,ele agora está morando sozinho,e eu vou ser bem sincera, não foi fácil leva-lo para uma simples consulta,fiquei com ele durante 3 horas aguardando,quando eu pedir a ele para não se afastar muito do consultório caso o medico chama-se ele chegou a me empurrar o que causou revolta nas pessoas que estavam esperando,e me deixou morta de vergonha,ainda saiu empurrado um outro paciente, Deus me deu forca e esperei com ele a consulta,no caminho para casa ele estava mais calmo, desculpa mesmo sendo o meu irmão não é só a doença que ele está assim,é também a natureza,deixando-se se levar pela revolta,e o mais prejudicado é ele próprio,no começo eu fazia todas as vontades,ouvia calada,agora estou aos poucos colocando limites,eu sou da família a quem tem mais paciência e a minha também está acabando, logico tento me colocar no seu lugar,as dificuldades que ele está passando,mas também digo tem pessoas que usam a sua própria doença para  tirar vantagem.Tem que te equilíbrio ao lidar com um paciente com câncer, não é fácil,nem para ele,nem para os familiares ,o bom senso tem que perseverar independente de tudo,na minha opinião é ate covardia devolver uma agressão em um paciente neste estado,é simplesmente relevar,perdoar,e da apoio dentro do possível,vou fazer a minha parte sem me prejudicar,evitando estresse e que cada um faça o que a sua consciência mandar,.agora eu o achei melhorzinho,mas disposto,ainda nervoso ,ele não sente dor, só um leve desconforto na garganta assim ele relata,o que já é uma benção,peco a Deus a paciência necessária para agir corretamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário