domingo, 16 de dezembro de 2012

MRPA-MONITORIZAÇÃO RESIDENCIAL DA PRESSÃO ARTERIAL

MRPA ( monitorização residencial da pressão arterial )
 1- quê é a monitorização residencial da pressão arterial ?
 A monitorização residencial da pressão arterial ( MRPA ) , é o registro da pressão arterial ( PA ) realizada pelo próprio paciente ou por outra pessoa treinada , por um período de 4 dias , de manhã , a tarde ou à noite , no domicílio ou no trabalho.
 A MRPA deve ser realizada com um aparelho validado , ou seja , que registra os valores de PA de uma forma precisa , pois foi previamente testado por entidades que tratam deste assunto ( veja a ilustração no canto superior esquerdo da página )
. 2-Quais as orientações para a realização de uma MRPA? -
 Realizar as medidas em ambiente tranqüilo , com temperatura agradável , sem estar de bexiga cheia , ser ter feito exercícios físicos há 60 minutos , sem ter ingerido álcool , café , alimentos ou fumado até 30 minutos antes.
 O paciente deverá estar em repouso de pelo menos 5 minutos antes do início das medidas. Não se deve falar durante as medidas. - Realizar 3 medidas antes da tomada dos medicamentos ( caso faça uso de medicação ) ou antes do desjejum  e mais 3 medidas antes do jantar ou duas horas após , ( totalizando 6 medidas ) .
 - Realizar a medida na posição sentada após 2 minutos de repouso , com as costas apoiadas e as pernas descruzadas, com intervalo entre as medidas de 1 minuto. As medidas deverão ser realizadas nos dias e horários determinados , sem alterar a rotina do indivíduo. - Utilizar sempre o mesmo braço definido no dia das instruções , apoiado na altura do coração, com a palma da mão voltada para cima e sem movimentação durante as medidas. - Colocar o manguito ( bolsa de borracha ) no braço livre de roupas sem garroteamento por roupas apertadas. - Não usar o aparelho para efetuar medidas em outras pessoas que não aquela que está fazendo o exame. Não modificar o esquema de medicação baseado nas medidas realizadas durante a MRPA.
 3- Como é feita a MRPA ? A MRPA é realizada em 5 dias .
.  Estes registros depois serão impressos e analisados pelo médico responsável pelo paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário