quinta-feira, 25 de outubro de 2012

OS MÉDICOS SÃO SERES HUMANOS COMO NÓS

Muitas das minhas experiencia me deixou marcas,mas  a gratidão ainda é maior,mostra que fui abençoada por o destino ter me colocado nas mãos de bons profissionais.

Médicos. Antes de tudo são seres humanos,tem sentimentos como todos nós, não e fácil lidar com doenças  raras . Existem aqueles médicos que não conseguem lidar com fracassos e frustrações e com isso quando o tratamento não correspondem as suas expectativas, esses por fim acabam não dando conta de lidar com tais sentimentos, assim prejudicam a relação médico X paciente, comprometendo até o bem estar do paciente, Pois médicos antes de serem médicos (assim como em toda profissão) são seres humanos com limitações, defeitos e dificuldades, mas assim como todos devemos procurar exercitar esses sentimentos, abrindo horizontes e rompendo essas limitações tão prejudiciais á essa relação profissionais, nós não somos somente patologias; somos seres individuais e complexos, às vezes uma palavra mal expressada prejudica ainda mais o quadro do paciente,a o tempo atras um medico se referiu ao colega essa é a paciente que eu te falei com feocromocitoma,se não operar logo, não tem muito o que fazer etc,tudo como se eu não estive presente,falta em muitos apenas bom senso,tive que interromper o dialogo deles, sera que vocês poderiam discutir o meu caso la fora,eu vim só tratar da dor de cabeçá se for possível,eles automaticamente saíram sem graça,o que se fala ou  se escreve em um  prontuário médico, pode prejudicar o seu tratamento, qualidade de vida ou até mesmo a própria vida!

Alguns médicos quando acham que o caso não tomou o rumo esperado, e que não existem protocolos para os próximos passos, e que não há soluções , começam então na maioria das vezes, conduzir o caso de forma  negligente, Muitas vezes é nesse momento que os médicos vão se lembrar da complexidade do ser,os bons aprendem a lidar com os seus próprios sentimentos e continua ajudando independente do prognósticos,eles se formaram para conservar a vida,dentro das suas possibilidades,aceitam que não é Deus, não desistem e mantem um tratamento digno,que em muitas vezes salva vidas,da suporte aos pacientes para enfrentar as suas próprias limitações,as vezes o medico precisam saber que você sabe que ele estar fazendo o melhor possível e é grata por isso,a um tempo atras um medico estava fazendo tudo possível,a situação pior ele veio a mim e dizer que sentia muito,eu mandei ele parar,ele nem deixava eu sentir dor, você estar fazendo o seu máximo,se eu morrer eu fui em boas mãos,logico eu sobrevivi estou aqui porque sempre encontrei anjos no meu caminho,mas nem sempre os médicos são anjos,e devemos entender que em todas as profissões exitem falhas,os bons e os ruins profissionais,as vezes nem são ruins apenas não sabem lidar com seus próprios sentimentos de impotência,diante de algumas situações que se apresenta. 

É lógico também que há o outro lado, os pacientes difícil ,quantas vezes eu fui considerada um paciente difícil por não realizar em crise exames que eu já tinha experiencia que me traria ainda mais sofrimento,ou quando observava pouca importância dos meus sintomas[dor],mais existem  paciente que não cumprem com sua parte, não colaboram e não aderem ao tratamento... Alguns são ofensivos e acabam não ajudando, o que fica mais difícil para o bom andamento. Porém eu acredito que, na maioria das vezes, o paciente costuma estar ferido em sua saúde física e espiritual, nem todo mundo  possuem palavreado refinado para poder fazer expressar os seus sintomas, nem tao pouco possuem conhecimentos suficientes para entender termos médicos, ou quando possuem não querem entendê-los (mesmo que seja de forma inconsciente), e acredito que cabe ao médico saber lidar com isso de forma empática e acolhedora, são pessoas que estão em seus piores momento da vida, ninguém gosta de estar doente,logico que isso não justificar comportamentos indesejados,mais devemos sim ter mais paciência as vezes nos colocar em pensamento no lugar do próximo podemos avaliar nem que seja um pouco o seu sofrimento, todos nos temos sonhos e história de vida!!

Não estou dizendo que o médico precisa conhecer o seu paciente de forma profunda, ou ser intimo do mesmo, não é nada disso, acredito que o médico apenas tem que levar em conta toda essa complexidade,muitas vezes precisam avaliar por si só  a veracidade dos fatos,  para então saber qual a melhor forma de lidar com paciente  de uma forma justa,buscando em primeiro lugar o bem estar físico e emocional do paciente, ao dar uma notícia delicada, ou propor um tratamento convencional ou não, assim como deve se tornar empático e respeitador diante da resposta verbal e emocional do paciente frente á notícia ou explicação dada naquele momento, ajudando o mesmo a entender e tomar decisões, ou simplesmente respeitando as suas opiniões, crenças e visão frente á problemática.por fim eu estou viva porque muitos médicos acreditaram, não desistiram,e ainda tento a minha cura,a eles a minha eterna gratidão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário